“Quanto mais natural for o atendimento, mais humanizado ele se torna! Isso traz uma boa experiência para o cliente e, consequentemente, gera melhores resultados para o profissional”.
Empatia com o cliente:
Empatia nada mais é que a habilidade de se colocar no lugar do próximo. Ao empreender esforços para observar e compreender o cliente, o profissional faz com que ele sinta-se especial e acolhido, tornando-se também especial para ele, e fazendo com que ele retorne mais vezes.
Personalização da experiência:
Em consonância com o item anterior, ao compreender os desejos e necessidades do cliente, é preciso também aprofundar a prática de aproximação com ele.
Pode parecer redundante à primeira vista, mas humanizar o atendimento significa compreender que os clientes são seres humanos, portanto, indivíduos diferentes, com realidades e expectativas diferentes, ainda que possam estar inseridos dentro de um mesmo perfil.
Por isso, é importante que a conversa entre a empresa e o consumidor seja menos mecânica e mais personalizada, identificando em que contexto se encaixam o cliente e seus problemas.
Também é essencial elevar a qualidade do diálogo em prol de uma experiência que priorize um tratamento exclusivo e soluções de acordo com as expectativas do cliente enquanto indivíduo.
Invista na sua equipe:
É simplesmente impossível pensar em promover um atendimento humanizado ao cliente sem compreender que a humanização começa com a sua própria equipe.
Investir em um bom treinamento, visando a proatividade e o aperfeiçoamento constante da experiência de atendimento é tão importante como conhecer o seu pessoal, mantendo-se atento às necessidades e desejos de seus clientes.
Tenha um bom diálogo com seus colaboradores, pois a satisfação no ambiente interno de trabalho é essencial para que todos desempenhem suas funções plenamente e com altos níveis de desempenho.
Feedbacks constantes:
Mostre-se sempre aberto ao feedback dos clientes. Pesquisas de satisfação, espaço para sugestões e outras medidas neste sentido mostram que a empresa se importa com o que seu público pensa ou sente em relação a seus serviços.
O feedback do cliente é uma das formas mais claras e expressivas de se avaliar a relação entre o consumidor e a marca.
Atenção à jornada de compra:
Saber em qual estágio da jornada de compra o seu cliente se situa no momento é essencial para o processo de atendimento humanizado. Isso evita que a experiência se torne cansativa e redundante, tanto para o cliente, quanto para o profissional.
Afinal, tudo flui de forma mais objetiva e agradável quando as mesmas perguntas não precisam ser repetidas diversas vezes.
Respeitar o tempo do cliente:
Como já apontado acima, ao se deparar com um atendimento engessado e demorado, boa parte dos clientes simplesmente desiste no meio do caminho.
Por isso, todas as práticas destacadas anteriormente são essenciais para garantir um atendimento que priorize o bom uso do tempo do cliente e que não o faça se sentir desrespeitado. Lembre-se que, ao se sentir ultrajado pelo profissional, o cliente não pensará duas vezes antes de ir embora ou desistir.
Fonte: Márcio Vanderley